Alekie Poulain

Por um Mundo Melhor: filosofando sobre os desafios dos nossos tempos

Posted on: novembro 29, 2015

A mudança começa dentro de cada um. Façamos nossa parte.

 

Vivemos tempos de caos. Todos os dias, somos impactados por acontecimentos no Brasil e no mundo que nos deixam perplexos e indignados nas mais variadas esferas. A mídia reforça ainda mais esta sensação ao exercer seu papel de janela para o mundo, apresentando-nos uma realidade chocante e extremamente desafiadora.

Diante disto, tenho refletido como é importante fortalecer nosso universo interior, o único ecossistema sob nosso controle e responsabilidade. Afinal, a forma como percebemos as situações e reagimos a elas têm o poder de fazer a diferença no rumo de tudo.

A humanidade precisa despertar para uma nova era, marcada pela consciência e mudança de atitude. O processo de seleção natural não permitirá o sono da alienação, o torpor da futilidade ou posturas de negação diante de assuntos que alguns acreditam não lhe dizer respeito. Encarar a realidade com plena consciência é, sim, desconfortável, pois nos coloca frente à frente com problemas. Mas é preciso ir além. Reclamar não contribuirá para deixarmos um legado para as futuras gerações.

Quando crises se desenham diante de nossos olhos – e no Brasil não faltam exemplos – a função do caos é mostrar que a destruição física, moral, ética, ambiental, entre tantas outras, exige um despertar radical. Cada um precisa assumir seu papel como protagonista da transformação, renascendo das cinzas e criando uma realidade efetivamente nova, baseada em uma mudança de valores e atitudes.

Em tempos de paz ou guerra, o ser humano ainda sonhará com a felicidade e um futuro melhor. Ninguém sozinho conseguirá resolver os problemas, mas a partir de uma profunda conscientização de cada um e consequente transformação, começamos pouco a pouco a mudar a realidade externa.

Inside

“Nem sempre você pode controlar o que acontece no mundo externo. Mas você sempre pode controlar o que acontece em seu interior.”

1) Tenha consciência da realidade
Acompanhe as notícias em diversos veículos de comunicação para ter sua própria opinião. Não se permita ser manipulado. O conhecimento liberta e é o primeiro passo para combater a letargia e a ignorância. Saber a verdade nos ajuda a raciocinar, a votar, a exigir ações de quem está no poder, a cobrar nossos direitos como cidadãos e a escrever a história de forma proativa.

2) Continue estudando
Nunca pare de estudar. Continue investindo em seu crescimento para aprimorar-se como ser humano. O conhecimento expande nossos horizontes, nos fortalece e ilumina os caminhos, ajudando-nos a errar menos e a agir com sabedoria. Use o tempo a seu favor: estude.

Learning

3) Invista em seu auto-conhecimento
Mergulhe da pele para dentro, entrando em contato com suas questões existenciais mais profundas em busca das respostas. Faça tudo o que estiver a seu alcance para se conhecer melhor, de modo que possa evoluir,  viver em harmonia e paz na própria companhia e contribuir com aqueles que cruzarem seu caminho.

4) Encontre a felicidade nas coisas simples da vida
Numa cultura que enaltece o consumismo, valorize as coisas simples do dia a dia. Respeite e ame a natureza, contemple a poesia do nascer e do por do sol, sinta o prazer do descanso depois de uma semana atarefada, vivencie a paz no silêncio reparador após o barulho de um longo dia. Dedique-se a um hobby, ouça uma música que lhe traga bons sentimentos, brinque com seu bicho de estimação, enfim, faça algo simples que lhe deixe feliz.

5) Esteja com pessoas do bem
A união revigora o espírito, por isto escolha bem os companheiros da jornada da vida. Sinta alegria e gratidão por estar junto de pessoas especiais, iluminadas e de bom coração que somem em sua existência. Afaste-se de quem subtrai e drena sua vitalidade. Celebre os bons encontros e as situações que façam você sentir que vale a pena estar neste planeta, mesmo com todas as adversidades.

6) Faça a diferença no mundo
Ações altruístas fazem bem ao coração. Em vez de se entristecer com a hostilidade do mundo, que tal arregaçar as mangas em prol de uma causa nobre para seus ideais e fazer sua parte por um mundo melhor? Já pensou em ser voluntário? Dar bons exemplos na prática? Ou escrever um blog compartilhando suas sugestões por um mundo melhor e mais sustentável?

7) Saiba a hora de desligar-se de tudo
Tão importante quanto estar consciente da realidade é saber que também necessitamos de descanso, de um tempo longe da TV, da internet, dos barulhos mundanos e de tudo que causa instabilidade da mente e das emoções. Precisamos ter amor e respeito por nós mesmos. Dê uma pausa para se preservar física e emocionalmente. Assim, poderemos recuperar as forças para depois prosseguirmos a viagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter da Alekie Poulain

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: